O Wikidata Days tem a sua génese nos GLAM Days, realizados na Biblioteca Nacional de Portugal em 2018. Desde então, anualmente têm vindo a realizar-se vários eventos em torno do Wikidata e das parceiras entre os GLAM (Galleries, Libraries, Archives and Museums) e a comunidade científica que utilizam o Wikidata como repositório de dados estruturados abertos.

O Wikidata é um projeto colaborativo da Wikimedia Foundation, a mesma organização responsável pela Wikipédia. Tem como objetivo criar uma base de conhecimento estruturada e aberta, que possa ser utilizada tanto por humanos como por máquinas, permitindo a partilha de dados de forma ligada, fazendo parte da web semântica.

Ao longo de três dias, serão apresentadas comunicações, workshops de edição e aplicações práticas para organização de dados. Este evento, que se pretende que mantenha uma periodicidade anual, procura reunir especialistas nestas temáticas, abordando melhores práticas na utilização do Wikidata em projetos GLAM e de investigação e refletindo sobre o seu impacto na disseminação global do conhecimento.

Haverá ainda 2 sessões dedicadas ao Projeto EODOPEN – Opening Publications for European Netizens, um projeto cofinanciado pela Comissão Europeia no âmbito do Programa Cultura, que visa a digitalização e disponibilização em livre acesso de materiais dos séculos XX e XXI e no qual a BNP participa desde 2019.